ProfEPT é para qual área?

profept 2020

Uma pergunta que recebo frequentemente é: “O ProfEPT tem para qual área?

Primeiro, preciso explicar que o ProfEPT não é uma instituição, ou um conjunto de cursos.

O ProfEPT é um programa de pós-graduação oferecido pelos Institutos Federais no Brasil. É público, gratuito e federal. Um mestrado. Em Educação Profissional.

Nesse mestrado específico, podem concorrer pessoas com graduação em qualquer área. O critério é ter ensino superior. Isso significa que temos um curso de mestrado, em que podem cursá-lo pessoas com diferentes formações, em uma mesma sala de aula, cursando as mesmas disciplinas, juntos!

Que disciplinas são essas? São Metodologia da Pesquisa, Bases Conceituais da Educação Profissional, Seminários da Pesquisa etc.

Outro ponto importante é a área da CAPES em que está inserido o ProfEPT: na área de Ensino, que por sinal, não está restrito à Educação escolar, mas ampliado para “ensino” no seu conceito mais amplo, o que justifica a heterogeneidade e mistura de formações e de produções.

O mestrado acontece em rede nacional atualmente em 40 Institutos Federais no Brasil, dentre eles o IFCE, IFSP, IFPI, IFBA, IFRN, IFES etc. É preciso considerar o campus em que as aulas acontecem. Por isso é importante visitar o edital anterior e conferir.

Você quer entender o que pode pesquisar ao ser aprovado no ProfEPT? Acesse o link: https://boraaprender.com.br/o-que-vou-pesquisar-no-profept/

Quer saber onde receber as melhores novidades e interações sobre o ProfEPT? Acesse o link: https://boraaprender.com.br/tudo-sobre-profept/

2 comentários em “ProfEPT é para qual área?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *